Provinha Brasil

A Provinha Brasil é um instrumento de diagnóstico, criado pelo Ministério da Educação em 2008, que possibilita o monitoramento dos processos e resultados da alfabetização de crianças do 2º ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Desde a sua criação, a Bahia vem utilizando a Provinha Brasil para promover discussões com as Diretorias Regionais de Educação sobre a importância desse diagnóstico para a melhoria da prática pedagógica. Em 2011, a partir do Pacto com Municípios, ação do Programa Todos pela Escola, a Secretaria da Educação do Estado passou a consolidar os resultados da Provinha de 329 municípios baianos por meio do Sistema Alfa Bahia (http://alfabahia.educacao.ba.gov.br/).

A partir de 2011 foram incluídos instrumentos para verificar as habilidades de matemática.

A consolidação dos resultados da Provinha Brasil, por meio do Sistema Alfa Bahia, permitiu, em 2011 e 2012, a produção de relatórios com dados sobre participação e desempenho, por gênero, por turma, escola, município, regional e Estado. Os dados gerados pelo Sistema permitiram a elaboração do Relatório Geral do Estado, contendo informações sobre os alunos avaliados, turmas e dos níveis de desempenho em leitura, e do Relatório Pedagógico que apresenta uma análise dos resultados e provocações para melhor compreensão.

Em 2014, a partir do segundo semestre, o INEP disponibilizou um sistema de consolidação dos resultados da Provinha Brasil. O uso do sistema não é obrigatório para escolas e municípios. Sua proposta é a visualização dos resultados em forma de relatórios eletrônicos.

Como elaborar itens