Valença celebra encontro entre agricultura familiar e escola

O Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença (a 255 km de Salvador), sediou, nesta terça-feira (12/07), a 1ª Mostra Municipal da Agricultura Familiar, promovida pela Diretoria Regional de Educação de Valença (Direc-5). Durante o evento, foi realizada a Chamada Pública para compra dos produtos provenientes da agricultura familiar que serão utilizados na alimentação escolar nos colégios estaduais de Valença, Gentil Paraíso Martins, João Cardoso dos Santos e João Leonardo da Silva, em cumprimento à Lei nº 11.947/09, que determina que, pelo menos, 30% da alimentação escolar sejam compostas da agricultura familiar.

A mostra reuniu associações e cooperativas de agricultores familiares, estudantes, educadores e comunidade. “Faz anos que lutamos para incluir o produto da agricultura familiar na alimentação escolar. Agora, vemos um acerto do governo, porque fixa o produtor em sua terra e paga a ele um preço justo pela mercadoria. Além de oferecer melhor qualidade de vida tanto ao agricultor, como aos estudantes. Essa é a verdadeira valorização da agricultura familiar”, avalia José Carlos da Luz, diretor da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (Coofava), uma das participantes da Chamada Pública.

A coordenadora de Gestão e Atendimento à Rede da Direc-5, Luana Figueiredo, explica que a Chamada Pública é fruto de uma articulação prévia com a prefeitura municipal de Valença e entidades públicas e do movimento social que atuam no fortalecimento da agricultura familiar.  Isso possibilitou o mapeamento dos produtos por zona, reconhecimento dos agricultores regularizados, análise da capacidade de produção e da demanda que as escolas apresentam.

“Estamos cumprindo a Lei, mas, o bom mesmo é sentir os benefícios na prática. Temos estudantes, cujos pais já comercializam seus produtos para outras escolas da rede estadual na região. Vemos a roda social girando: é geração de renda e alimentação saudável”, comemora Luana.

Na Bahia, a região sisaleira, do baixo sul e de Irecê foram os pioneiros no desenvolvimento e esclarecimento da Lei para os estudantes e agricultores das localidades. No Estado, a agricultura familiar é praticada em 665.831 propriedades rurais e responde pelos seguintes percentuais de produtos que chegam à mesa dos baianos: 83% do feijão, 91% da mandioca, 44% do milho, 52% do leite, 60% das aves, 76% dos suínos e 41% do arroz.

Aprendizado - Para os estudantes, 1ª Mostra Municipal da Agricultura Familiar de Valença foi, também, uma atividade pedagógica. A estudante Virgínia Maria de Jesus, do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, percorria os stands agarrada ao caderno. O desafio era responder às perguntas sobre a alimentação que é servida na escola. “A professora quer que a gente conheça mais a agricultura familiar. Está sendo ótimo porque estou vendo produtos da região que eu não conhecia e é tudo natural, sem conservantes. O mel, a laranja, tudo o que é bom para nossa saúde. Em minha opinião, o que tem que ser servido na escola é fruta, não pode faltar no cardápio”.

Josenilto Melgaço, colega de Virgínia, reforça que a grande novidade foi conhecer a fartura da produção local. “Muita coisa é produzida em Valença e eu não sabia, estou aprendendo aqui nos stands. Além de hortaliças, do mel, das frutas, do guaraná, ainda tem o artesanato, os cestos, chaveiros. Esse evento é muito bom porque faz as coisas chegarem ao conhecimento do povo e é bom para o desenvolvimento da agricultura familiar da nossa região”.

Produtos – A Agricultura Familiar é constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. Entre os principais produtos oferecidos estão hortaliças, milho, mel, guaraná, mandioca, pecuária leiteira e gado de corte, entre outros disponíveis. “Com o suporte desses produtos, a alimentação escolar está balanceada, rica em nutrientes”, ressalta o diretor de Suprimentos, da Secretaria da Educação, Ednelson Marcolino.