Dia D da Família na Escola agita Colégio Augusto da Silva

Palavras-chave:

A presença de familiares dos estudantes faz parte da rotina do Colégio Estadual Augusto da Silva, no bairro do IAPI, em Salvador. Para celebrar a amizade, a direção da unidade escolar organizou, na quinta-feira (14/07), o Dia D da Família na Escola.

O evento foi animado por grupos de capoeira, rap e grafite, participantes do Programa Mais Educação, aula especial de educação física e conjunto de valsa famoso na comunidade. Também apoiaram o encontro, o Instituto Embeleze, militares da Ronda Escolar, membros do Conselho Tutelar, assistentes sociais, psicólogos e Núcleo Jurídico da Escola Parque.

Dona Valquíria Moreira de Oliveira, mãe de Igor, da 5ª série, aprovou a iniciativa. “Estou achando tudo tão maravilhoso. Agora eu estava conversando com a assistente social, ela me esclareceu muita coisa e o mais importante é que ela vai poder me ajudar”, comemorou.

A assistente social do Núcleo Artístico da Escola Parque, Maridaura Lêda Vita, foi quem prestou este primeiro atendimento a Dona Valquíria, que ainda conversará com o psicólogo do grupo. “Estamos aqui para isso. Damos o encaminhamento necessário para sanar problemas e dúvidas. Hoje, os questionamentos jurídicos foram maioria, mas também atendemos adolescentes com suas angústias próprias da idade.

Bruno Xavier, estudante da 8ª série, não pôde contar com a companhia dos pais, mas fez questão de colocar as suas impressões sobre o Dia D da Família. “Eles não conseguiram folga. Mas isso aqui é bom demais, interativo, os pais podem demonstrar criatividade. Quando eles chegam cansados do trabalho e vêm para cá, eles se alegram. A gente fica achando que é tudo uma brincadeira, mas é algo muito mais importante”, disse o jovem.

Para a diretora do Colégio, Nadir Souza, o objetivo do encontro foi atingido, mas a busca pela participação ainda mais incisiva dos pais continua. “Temos que acabar com essa cultura de que pai e mãe só vêm à escola quando o filho se comporta mal, ou tira nota baixa. Nosso objetivo é elevar a autoestima dos estudantes. É inserir a família nas atividades. É tão bonito vê-los orgulhosos dos pais, dos avós. Escola e família têm que caminhar juntas”.

Sobre isso, Dona Eunice Queiroz não tem dúvidas. “Faço questão de participar sempre. Mães e pais que têm filhos na escola é sempre bom acompanhar. Vou a todas as reuniões de pais para saber como eles se comportam, se estão avançando, também levo e busco eles na escola todos os dias”, explica a mãe de Milena. estudante da 6ª série, e de Ronilson, estudante da Escola Classe II. O menino aproveitou o Dia D da Família no colégio da irmã para cortar o cabelo.