Compartilhando experiências em sala de aula - cobertura

Palavras-chave:

Em continuidade à série de videoconferências de língua portuguesa e matemática, do Gestar, foi realizado no dia 18 de novembro de 2011, no Laboratório de Educação à Distância do IAT, mais uma videoconferência com os temas "O texto: a construção e efeito de sentido e A Matemática e as relações humanas".

O evento contou com a participação do professor e doutor José Luiz Fiorin, da Universidade de São Paulo - USP, no turno da manhã. O tema abordado por Fiorin foi “O texto: a construção e efeito de sentido”. O professor mostrou as várias formas de se produzir um texto e de como os educadores, através da linguagem, podem transmitir o conhecimento para os alunos.

Para Fiorin, participar do evento foi algo importante já que o mesmo está, em um único momento, atingido todos os professores do estado da Bahia, com o objetivo de trabalhar e repensar as formas de ensino da língua portuguesa. “É fato, demonstrado através das avaliações, que os alunos estão tendo dificuldade de produzir e ler textos. Esse trabalho feito pelo grupo do GESTAR é algo extremamente competente e de renovação. Eu me sinto feliz de ter participado desse trabalho inteligente e generoso”, declarou.

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR tem como objetivo aproximar o professor das metodologias voltadas para o ensino. O programa procura, ainda, favorecer o acesso de professores para atuar no ensino fundamental II e incentivar os mesmos a participarem na construção de conhecimentos que são indispensáveis para a dinâmica em sala de aula.

Durante o turno da tarde, foi a vez do professor de matemática Anderon Melhor Miranda, que também é formador de professores da Universidade Federal de Amargosa – UFRV, compartilhar suas experiências vividas em sala de aula, trazendo para o público temas relacionados à forma de aplicação da matemática no módulo de apoio TP6, tais como frações algébricas, sistema de equações, dentre outros.

Segundo o professor Miranda, o evento é importante na medida em que traz para o debate as dificuldades encontradas em sala de aula e cria métodos mais fáceis para a aplicação da matéria. “Através desses eventos, eu posso trazer a minha experiência vivida na UFRV, compartilhando com os professores participantes aqui e também no interior da Bahia. A contribuição é no sentido de compartilhar experiências”, disse Miranda.

As séries de videoconferências do GESTAR são realizadas através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, em parceria com a Secretaria da Educação – SEC, e transmitidas para todos os polos espalhados pelo estado da Bahia.